sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bebês também aprendem Inglês...

Minha experiência com bebês é muito interessante, pois como muitos de vocês eu me perguntava de que jeito isso seria possível.
Criança é muito esperta, assimila tudo que vê ou escuta e foi, me baseando nessa teoria que comecei a trabalhar com eles.
Música nessa idade funciona muito bem e aliado a figuras, é melhor ainda....
As aulas do berçário, acontecem diariamente. Sempre os cumprimento com as mesma palavras e frases, criando assim a assimilaçào desejada.
Mostro figuras e canto músicas relacionadas a elas.
Experimente você também! Após algumas aulas os bebês já estarão respondendo aos seus comandos.
Os  bebês quando me vêem acenando com a mão, expontaneamente falam bye-bye. É uma gracinha!!!
by Debora.
Confira essa matéria do gnt. :)

Este conteúdo faz parte de uma seleção feita pelo GNT. Confira o guia completo!

contato com a língua estimula o desenvolvimento da linguagem

Por Renata Demôro

Não há como negar: aprender inglês é uma necessidade. A novidade é a comprovação científica de que é possível ensinar uma língua diferente da mãe para um bebê que ainda não fala. Mestre em Neurolinguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eloisa Lima analisou a aprendizagem da língua inglesa em bebês de dois a dez meses de idade. Em março, a pesquisadora abriu uma turma de inglês para bebês.

Psicopedagoga, a autora do estudo diz que, nessa fase, o cérebro está apto a lidar sem discriminação com todos os sons ao seu redor. “O contato com uma ou mais línguas é capaz de ativar a área da linguagem. Em torno dos sete anos, essa capacidade praticamente se encerra”, relata. O resultado concreto já pode ser percebido quando os bebês começam a verbalizar. “Alguns chegam a pronunciar as primeiras palavras em inglês, o que é muito interessante e estimulante para a equipe”, completa Eloisa.

Chupetógrafo analisa reação dos bebês à nova língua     
Para analisar a reação dos bebês a idiomas que não sejam falados pelos pais, a pesquisadora importou um aparelho que, acoplado à chupeta, captura a intensidade com que o bebê suga a chupeta. Utilizada em diferentes testes científicos, essa técnica que se chama sucção não-nutritiva. “O chupetógrafo mostrou que, à medida que o bebê recebia um estímulo de idioma diferente daquele que o cerca, sugava a chupeta com mais entusiasmo. Isso mostra que o contato com mais de uma língua, no primeiro ano de vida, é fator importante para que adquiram maior repertório e melhor pronúncia”, diz Eloisa. A seguir, saiba mais sobre o resultado do estudo.

Alfabetização 
"A criança que convive com mais de um idioma desde muito pequena desenvolve capacidade singular para diferenciá-los", comenta a psicopedagoga. "Se for exposta ao inglês desde bebê, frequentar uma escola brasileira e ainda conviver com um terceiro idioma, terá a mesma - ou mais - capacidade que seus coleguinhas para aprender e desenvolver as habilidades (falar, ler e escrever) nas diferentes línguas. Em outras palavras, o ensino de inglês entre os seis e dez meses de idade não atrapalha a alfabetização da criança em língua portuguesa e ainda é capaz de estimular o desenvolvimento", reforça.

Metodologia
Durante as aulas, os professores falam apenas em inglês, interagindo e brincando com os bebês. Também há variação nos estímulos e atividades, além de troca de ambientes para dar aula, dentro da escola. Também são aproveitados os momentos do cotidiano do bebê, como a troca de fraldas, hora da mamadeira, de beber suco ou água. Para Eloisa, o ideal é que o aprendizado seja contínuo, até os 14 anos de idade. 

Um comentário:

  1. Interessante a matéria, muitos pais não sabem dos benefícios de uma educação bilingue.
    O blog esta bem bacana, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir