quarta-feira, 20 de junho de 2012

Na prática...

Eu sei que muitos professores possuem pouco tempo em sala de aula, mas tente adaptar as ideias a seu tempo disponível. Se  você tem apenas 20 minutos, alterne suas aulas.
Como se começa uma aula na educação infantil?
R: Rodinha
Então, vamos começar assim também.
Que tal experimentar o circle time?
No Circle time você poderá explorar alguns diálogos básicos, introduzir vocabulário e cantar músicas.

Atividade: Circle time
Duração: 15  a 20 minutos
Idade: 1 a 5 anos (Você poderá trabalhar desde os bebês até o último ano da educação infantil)
Objetivo: Criar uma rotina, praticar vocabulário e diálogo.
Material: rádio com cd das músicas que irá utilizar (você poderá cantar se preferir),  figuras que representem as músicas ( ex: the weels on the bus = ônibus ) e flash cards de figuras diversas
 ( ex: separe por categorias , frutas, transporte, profissõ es, etc).
Desenvolvendo a atividade:

  • Sente com as crianças em forma de círculo;
  • Comece cantando uma música de boas vindas
 (ex: http://www.youtube.com/watch?v=q6ADftQHjuk );

  • Converse sobre o tempo, mostre figuras (sunny, cloudy, rainny) e cante uma música sobre weather; 

(ex:  http://www.youtube.com/watch?v=azeGQi0c01Y );

  • Nesse momento pergunte aos seus alunos seus nomes. What's your name? , Caso ele não responda nada, responda por ele. Observe que as crianças irão responder apenas o nome. Crie, com o tempo, o hábito de respostas completas. Quando a criança responder somente o nome, repita a frase completa. Sempre parabenize as crianças, após a resposta certa dê a eles um Hi-five. As crianças amam!!!!
  • Crie uma associação das músicas com a imagem. Por ex:
Mostre a figura de uma aranha ( fale em inglês e peça para que repitam )e cante:
Incy Wincy Spider

Mostre a figura de um bolo:
Happy birthday to you!

Mostre figuras de maçãs e bananas:
Apples and bananas.

Mostre  a figura de um ônibus:
http://www.youtube.com/watch?v=7nKBKPcycFE

Cante cerca de 10 músicas, eles vào adorar!!!!


  • Agora, mostre os flash cards. Sempre trabalhe de acordo com o conteúdo do bimestre. Mostre a figura e repita duas vezes.
  • Mude de atividade ( se tiver tempo) ou faça o Bye- bye time.  Cante uma música para se despedir e diga sempre a mesma frase para finalizar ( ex: bye - bye guys see you tomorrow, see you next week, good bye kids, etc).O importante é criar uma rotina!
Espero que tenham gostado dessa sugestão. Abraços e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário